6 Dicas Para Você Ter Uma Boa Interpretação De Texto

Atualizado: 4 de Jun de 2020

Provavelmente você já deve ter errado uma questão por bobeira, né?! Nessas horas a gente se frustra e percebe que o erro foi a tal da má interpretação de texto. E aí, o que fazer nessa hora?


Foi pensando nisso que nós escrevemos este artigo. Nele você irá conferir 6 dicas infalíveis para você não ter mais problemas com a interpretação de texto. Já adiantamos que uma delas é: LEIA!

1.      Leia com atenção

Talvez esta seja a mais importante de todas as dicas, não que as outras não sejam. Porém sem prestar atenção, você tem grande chances de não saber fazer uma boa interpretação de texto.

Leia com sutiliza, fazendo toda escaneabilidade do conteúdo. Seja minucioso e preste atenção aos detalhes. Se for necessário volte a leitura. Refaça-a pausadamente.

Quando você lê com atenção, as informações estarão claras para que você consiga resolver o que está sendo solicitado na questão.

2.      Saia da zona de conforto

Na hora dos estudos, não acomodar é essencial. Não foque apenas nos matérias que você tem. Vá além disso! Busque por outros conteúdos relacionados.

Seja curioso!

Sabe quando você está lendo um texto e se depara com uma palavra que nunca ouviu falar ou não sabe o significa? Nesta hora esteja com o dicionário em mãos. Pesquise o significado dos termos e expressões. Esse pequeno ato fará você aumentar seu vocabulário.

3.      Faça um novo texto, mas com suas palavras

Quando você refaz um texto, deixando de lado as palavras do autor e colando as suas, você está fazendo nada mais do que exercitar sua interpretação.

Escrever um texto com suas palavras auxilia no entendimento, significa que você entendeu o “recado”. No final, leia e garanta que não colocou palavras na boca do autor. As informações precisam ser as mesmas, nem a mais e nem a menos.

4.      Separe os parágrafos do texto

Esta é uma dica parecida com a anterior. Quando você fizer a leitura de um texto, busque sempre fazer a separação dos parágrafos. Assim que fizer isso, resuma cada um.

Além disso, quando você faz esta separação, o entendimento flui melhor, uma vez que o texto está separado em pequenos “blocos”.

5.      Grife pontos importantes

Ao ler um texto, você perceberá que algumas partes são mais importantes e que são pontos chaves para o entendimento do contexto. Atente-se a elas. O autor está explicando algum termo? Grife.

Desta maneira quando você voltar a rever o estudo, se atentará as partes marcadas. Seu cérebro interpretará que aquela frase, palavra ou termo é importante.

6.      Leia bastante

Quanto mais você lê, mais conhecimento você tem!

A leitura, seja de que tipo for, agrega conceitos ao seu vocabulário. Lendo, você permite-se conhecer novos conceitos, ideias e valores. No final, quanto mais conhecimento sobre diversos assuntos você tem, melhor você conseguirá interpretar textos.

A leitura desenvolve o cérebro. Ela estimula-o a ser mais ágil. Portanto, leia bastante e a sua interpretação de texto, com toda certeza, será mais fluída e eficaz.

“Mas eu nem gosto de ler”, você deve estar pensando. Talvez você não goste do que as pessoas gostam.

Se você acha chato esses livros clássicos ou que são conhecidos mundialmente, procure algo que você sinta prazer em ler. Revistas, histórias em quadrinhos, crônicas menores… Existem uma infinidade de opções. Basta você buscar por elas.

E aí, o que achou dicas?

Agora que você já sabe por onde começar, ficará muito mais fácil fazer interpretação de textos. Se você gostou do conteúdo, compartilha com seus amigos. Assim eles também poderão ficar craque no assunto.